das 8h às 12h - 13h às 17h

Português

Monografia

Apresentação

Este canal de informações, elaborado pela Coordenação da etapa de monografias do PECEGE/ESALQ/USP, tem como objetivo prover apoio aos orientadores e orientandos.

 

Oferece o direcionamento à correta estrutura das monografias, com as principais etapas que compõem seu desenvolvimento, e a identificação dos questionamentos mais frequentes para eliminação de dúvidas durante sua realização.

 

A etapa de monografia é requisito obrigatório para a conclusão dos cursos de MBA oferecidos pelo PECEGE/ESALQ/USP. Por esse motivo, a cada semestre, alunos de todas as turmas de MBA concluem este passo tão importante para a formação do pós-graduando. Conforme exigência da Universidade de São Paulo (USP), desde 2013 as monografias passaram a ser realizadas individualmente. Com o objetivo de ampliar a visibilidade do trabalho, tanto na área acadêmica como no mercado, o PECEGE/ESALQ/USP criou a revista iPecege e adotou as normas de elaboração do trabalho no formato de artigo. O objetivo é facilitar a publicação de artigos que contribuam para o avanço do conhecimento científico nas áreas de atuação do Pecege, bem como aumentar a visibilidade desses trabalhos.

 

Compreende-se que a elaboração da monografia não faz parte das exigências diárias dos alunos de MBA, portanto, é de suma importância a leitura do manual de normas de elaboração de monografia do Pecege, para iniciar a redação do trabalho. 


Métodos de abordagem

Para elaboração da monografia dos cursos de MBA PECEGE/ESALQ/USP, não serão aceitos trabalhos exclusivamente de revisão de literatura. Entende-se que estes precisam apresentar um caráter aplicado. Assim, todos os trabalhos deverão ser realizados de forma que o aluno utilize as ferramentas e os conhecimentos que foram ensinados ao longo do curso na etapa mais importante do curso.

Sugestiona-se que a escolha do tema seja realizada em função da demanda pessoal e/ou profissional do aluno. É fundamental que antes de iniciar a escrita do trabalho, o aluno considere se terá acesso aos dados necessários, fontes de consulta e se a metodologia da pesquisa está ao seu alcance e domínio. 

 


Início da Orientação

A monografia será redigida por etapas, com definições de prazos, acompanhamento, e supervisão de um orientador designado pelo PECEGE/Esalq/USP. Nos cursos EaD, o marco inicial da etapa de elaboração da monografia será a aula de monografia. É fundamental que todos os alunos assistam a essa aula, pois a designação do orientador será baseada no questionário, respondido pelo aluno, para definição do tema de monografia. No questionário o aluno deve responder às seguintes questões:

 

-Qual é o tema e o objetivo principal do trabalho?

-Em qual região o trabalho será realizado? Qual será a população amostral?

-Quais ferramentas serão utilizadas para alcançar os objetivos propostos?

-Como os dados serão obtidos?

 

Não é recomendado que nenhum aluno desenvolva seu trabalho sem ter realizado a atividade de monografia e recebido orientações do orientador. Todos os alunos serão orientados por profissionais associados do Pecege.


Papel do Orientador

O orientador tem a função de direcionar o aluno ao correto desenvolvimento do trabalho e pelo fiel cumprimento das normas estabelecidas. A orientação será realizada via sistema (área do aluno) e/ou através de e-mail.

Segue descrição detalhada das atividades que o orientador desenvolverá:

- Auxiliar no desenvolvimento do tema escolhido, orientar na construção clara do objetivo do trabalho, recomendar formas de desenvolvimento do tema escolhido para que os resultados desejados sejam obtidos;

- Orientar o planejamento geral do trabalho, com a fixação das etapas e do cronograma;

- Acompanhar o desenvolvimento das etapas previstas no planejamento geral do trabalho, quanto aos conteúdos recomendados e prazos.

 

Os orientadores tem acesso direto ao comitê de orientação de cada curso, na intenção de aprimorar conhecimento relacionado as metodologias e ferramentas mais utilizadas nas respectivas áreas. Transcorrido as etapas de elaboração da monografia, o orientador participará da defesa do aluno juntamente com um profissional associado do Pecege (normalmente um professor doutor da Universidade de São Paulo).

 

Fluxo de Orientação - Monografia


Estrutura da Monografia

As monografias devem ser desenvolvidas individualmente no formato de artigo, de acordo com a seguinte estrutura de trabalho, que compreende elementos pré-textuais, textuais ou pós-textuais:

 

Pré-Textuais: 
Folha de rosto;

Título;

Resumo;

Título em inglês ou espanhol (opcional); Abstract ou Resumen (opcional) e Keywords ou Palabras Clave (opcional).

 

Textuais:

Introdução;

Materiais e Métodos ou Metodologia;

Resultados e Discussão;

Conclusão (ões).

 

Pós-Textuais:

Agradecimentos (opcional);

Referências; 
Apêndice (s) (opcional);

Anexo (s) (opcional).


Etapas de Desenvolvimento

Após a designação do orientador é importante o cumprimento das seguintes etapas (Tabela 1): Pré-projeto; Projeto Final; Versão Preliminar da monografia; Avaliação Completa da Monografia pelo orientador; Depósito da monografia; Defesa do trabalho.

Essas etapas, bem como os prazos, são de inteira responsabilidade do aluno.

 

Tabela 1 – Cronograma de desenvolvimento da monografia dos cursos de MBA do PECEGE/ESALQ/USP:

 

  

Estrutura

Elemento

  Fases

 

  Pré-projeto (PP) 

Projeto (P)

  Monografia (M) 

 

 

 

 

 

Pré-textuais

Folha de rosto

PP

P

M

Resumo

-

-

M

Título em inglês e Abstract

-

-

M

 

 

 

 

 

Textuais

Introdução

PP

P

M

Materiais e Métodos

PP

P

M

Resultados e Discussão

-

P (resultados preliminares)

M

Conclusão (ões)

-

-

M

 

 

 

 

 

Pós-textuais  

Agradecimentos (opcional)

-

-

M

Referências

-

-

M

Apêndice (s) (opcional) 

PP

P

M

Anexo (s) (opcional)

-

-

M

 

 

 


Defesa da Monografia

A defesa da monografia será realizada obrigatoriamente no formato presencial, no Campus da ESALQ/USP, durante o SIM. Neste dia, o aluno deverá estar vestido com traje social.

 

Os alunos que terminam as aulas no primeiro semestre farão a defesa no meio do ano, em julho, e os que encerram o curso no segundo semestre, no final do ano em dezembro.

 

O aluno terá que elaborar uma apresentação em PowerPoint de acordo com o modelo de apresentação monografia e apresentar oralmente seu trabalho dentro de 20 min para a banca avaliadora. Após a apresentação do aluno, a banca terá 40 minutos para fazer considerações/sugestões/críticas ao trabalho e dar a nota final do aluno.

 


Resultado final

Após a defesa, a média geral da avaliação da monografia será informada pelos professores que analisaram o trabalho. Os membros da banca da defesa definirão se o trabalho será indicado para publicação na revista iPecege e indexado na biblioteca virtual da Universidade de São Paulo (USP). Em relação ao resultado da avaliação, é possível ocorrer uma das quatro situações descritas a seguir:

 

Situação 1- APROVADO (nota maior ou igual a 9), o aluno será convidado a submeter seu trabalho submissão do trabalho, em co-autoria do professor orientador e co-orientador (caso haja), na revista iPecege e publica-lo na biblioteca virtual da USP. Desde que sejam feitas as correções solicitadas pela banca, quando assim, a mesma definir.

Situação 2-  APROVADO (nota menor que 9 e maior que 6,9), o aluno não receberá convite para submissão na revista na revista científica do iPecege nem para publicar na biblioteca virtual da USP. Obrigatoriamente devem ser feitas as correções sugeridas pela banca avaliadora.

Os alunos enquadrados nas situações acima (1 e 2) terão 30 dias para incluir as considerações da banca no trabalho e enviar o material final para o Pecege.

Situação 3-  TEMPORARIAMENTE REPROVADO (nota menor ou igual a 6,9 e maior que 4,9), o aluno não será convidado para submeter o trabalho na revista científica do iPecege nem publicar na biblioteca virtual da USP. O aluno obrigatoriamente deverá proceder com as alterações necessárias e enviar o trabalho para nova correção. O material será reavaliado pelo orientador que decidirá se o trabalho está apto para aprovação.

Situação 4 - REPROVADO (média geral igual ou menor que 4,9), o aluno é considerado reprovado na turma em que cursou o MBA. O aluno deverá refazer todo o trabalho e passar por uma nova defesa, que ocorrerá no próximo SIM, com a próxima turma.

 

No caso de reprovação, por motivo de plágio, o aluno perde o direito ao título de especialista pela Universidade de São Paulo e não terá outra oportunidade para realizar a monografia.


 


Formulário de Avaliação


Normas e Modelo

As monografias elaboradas para a conclusão de curso de MBA do PECEGE/ESALQ/USP devem ser escritas de acordo com as normas para elaboração de monografias, obrigatoriamente. Monografias que não estiverem conforme as normas não serão aceitas.

 

Para facilitar o desenvolvimento da monografia, tem-se um modelo para elaboração da monografia já elaborado de acordo com as normas.

 

Normas Elaboração Monografia

Modelo Monografia 

Slides Padrão


Links

1. Biblioteca de teses

2. Periódicos da CAPES

3. Biblioteca virtual da USP

4. Portal de revistas da USP

5. Portal sucroenergético - Pecege-Esalq-USP

6. FAO

7. MAPA

8. ANDA - Associação Nacional para Difusão de Adubos

9. MDCI - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio

10. ANDEF - Associação Nacional de Defesa Vegetal

11. EMBRAPA

12. Conab - Companhia Nacional de Abastecimento

13. Instituto de Economia Agrícola

14. Coordenaria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo

15. Scot Consultoria

16. http://www.spell.org.br/

17. http://www.revistagep.org/

18. http://www.revistas.usp.br/wp/

 

19. Secretárias da Agricultura por Estado:

BA ES GO DF MG PA PR RS RJ SC SP SE

 

20. Cepea - Centro de estudos avanados em economia aplicada

21. Departamento Nacional de Produção Mineral

22. IFA - International Industry Association

23. CONA_Companhia Nacional de Abastecimento

24. USDA - United States Department of Agriculture

25. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

28. Esalq-log

29. UNICA - União das industrias de cana-de-açucar

30. Revista Educação & Sociedade

31. Revista Brasileira de Educação

32. Revista Lusófona de Educação

33. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

34. Cadernos Cedes

35. Educar em Revista 

36. Revista Interacções 

37. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - Inep

38. Revista Educação e Pesquisa

39. Revista Brasileira de História da Educação

40. Biblioteca digital USP – Trabalho de Conclusão de Cursos de Especialização (Pecege)

 

 


Prova Presencial

A prova presencial é uma obrigatoriedade para a conclusão do curso, dos alunos de EaD, e deve ser feita antes da defesa da monografia. A prova presencial é uma obrigatoriedade para a conclusão dos cursos EaD e deve ser realizada no dia da defesa em um horário anterior a apresentação da monografia.


Segue principais tópicos relacionados a logística da aplicação da prova:


1) Duração máxima da prova: 1 hora;
2) 3 a 4 questões referentes a monografia e um estudo de caso relacionado ao conteúdo do curso;
3) A prova será disponibilizada para a banca avaliadora, no momento da defesa.


Pedido de alteração de Orientador

Para alteração do orientador, o aluno deverá manifestar-se por escrito sobre os motivos do pedido. A coordenação do Pecege avaliará o caso na tentativa de direcionar o aluno para um orientador que atenda melhor ao seu perfil. Os pedidos de alteração devem ser enviados via  e-mail para: defesa@pecege.com


Datas de defesa

A data de defesa da monografia é definida de acordo com a turma em que ele está. Dessa forma, seguem abaixo as datas de defesa das turmas.  

 

 

Sigla da Turma

Curso

Data da defesa

BB15

MBA Agronegócios

Março de 2017

E151

MBA Agronegócios

Dezembro de 2016

E161

MBA Agronegócios

Dezembro de 2017

E162

MBA Agronegócios

Julho de 2018

ED142

MBA Agronegócios

Dezembro de 2016

ED151

MBA Agronegócios

Julho de 2017

ED152

MBA Agronegócios

Dezembro de 2017

ED161

MBA Agronegócios

Julho de 2018

ED162

MBA Agronegócios

Dezembro de 2018

ESC152

MBA em Gestão Escolar

Julho de 2017

ESC161

MBA em Gestão Escolar

Dezembro de 2017

ESC162

MBA em Gestão Escolar

Julho de 2018

GE142

MBA em Gestão Negócios

Julho de 2016

GN151

MBA em Gestão Negócios

Dezembro de 2016

GN152

MBA em Gestão Negócios

Julho de 2017

GN161

MBA em Gestão Negócios

Dezembro de 2017

GN162

MBA em Gestão Negócios

Julho de 2018

GNP152

MBA em Gestão Negócios

Março de 2017

GNP162

MBA em Gestão Negócios

Julho de 2018

GPRO151

MBA em Gestão Projetos

Dezembro de 2016

GPRO152

MBA em Gestão Projetos

Julho de 2017

GPRO161

MBA em Gestão Projetos

Dezembro de 2017

GPRO162

MBA em Gestão Projetos

Julho de 2018

MKT152

MBA em Marketing

Julho de 2017

MKT161

MBA em Marketing

Dezembro de 2017

MKT162

MBA em Marketing

Julho de 2018

MT15

MBA Agronegócios

Março de 2017

MT16

MBA Agronegócios

Abril de 2018


Agendamento da defesa

O aluno pode agendar previamente um dia e período para realizar a defesa de sua monografia, durante o SIM. Para realizar o agendamento da defesa da monografia, o aluno deverá enviar e-mail para defesa@pecege.com​ no último semestre do curso, informando:

Curso:

Aluno (a):

Orientador (a):

Data/período de preferência para defesa:

 

Observação: A confirmação da data e período de preferência só ocorrerá após o recebimento da monografia finalizada, dentro do prazo estabelecido pelo Pecege. Lembrando que alunos que não fizerem o agendamento até o prazo máximo de envio da monografia terão o dia e período da defesa definidos pelo Pecege, sem possibilidade de alteração.


Depósito de Monografia

A monografia deve ser enviada por e-mail para defesa@pecege.com até um mês antes da data do SIM, no máximo, e com o devido aval do orientador. A data de cada SIM é definida e divulgada com antecedência pelo Pecege.

 

Os alunos que enviarem o trabalho após o término do prazo de depósito não terão as monografias aceitas.


Avaliadores

A banca será composta por dois avaliadores, sendo um profissional associado do Pecege (normalmente um professor doutor da Universidade de São Paulo) e o orientador. Caso o orientador, por algum motivo, não possa participar da defesa, outro profissional associado ao Pecege será indicado para compor a avaliação.

 

 


Submissão biblioteca virtual da USP

Os melhores trabalhos serão indexados na biblioteca virtual da Universidade de São Paulo (USP), permitindo visibilidade e acesso aos seus conteúdos a toda a comunidade. Após a defesa, a coordenação do PECEGE/ESALQ/USP será responsável pela submissão desses trabalhos à Universidade. 


Prêmio

O prêmio Professor Pedro Valentim Marques tem o intuito de premiar as melhores monografias apresentadas durante o SIM de Julho e Dezembro de cada ano.

 

Para concorrer ao prêmio, é preciso que o aluno apresente sua monografia no SIM. Ademais, o candidato deverá preencher o formulário de inscrição (Anexo aqui) e enviar para o e-mail: defesa@pecege.com um mês antes da data do SIM, juntamente com os anexos do trabalho escrito e os slides da apresentação.

 

O não cumprimento das normas para elaboração de monografias estabelecidas pelo Pecege, disponíveis no endereço eletrônico: http://www.pecege.org.br/monografia/normas-e-modelos, acarretará na desclassificação do trabalho para premiação.

 

Após a apresentação do trabalho durante o SIM, uma banca avaliadora, composta por dois avaliadores, preencherá a ficha de avaliação (http://www.pecege.org.br/monografia/defesa/formulario-de-avaliacao), obtendo-se a partir dela a nota final do trabalho. Os três trabalhos que receberem as maiores notas receberão o prêmio. Em caso de empate entre duas ou mais monografias, a média da nota do aluno durante o curso MBA servirá como critério de desempate.

O resultado final será divulgado na cerimônia de encerramento do SIM. É imprescindível a presença dos autores dos trabalhos (aluno e orientador) que estarão concorrendo à premiação.

O prêmio será constituído por uma bolsa de estudo integral em um dos cursos de MBA EaD oferecidos pelo PECEGE de escolha do ganhador, entrega de troféu para o aluno e orientador no ato da divulgação da premiação, além de reconhecimento público de obtenção do prêmio.

 


Dúvidas Frequentes

  • Alguém irá ajudar/orientar na elaboração da minha monografia?

    Sim. O Pecege irá designar um orientador para auxiliar o aluno no desenvolvimento da monografia. Nos cursos a distância (EaD), o marco inicial da etapa de elaboração da monografia será a aula de monografia. É fundamental que todos os alunos assistam a essa aula e preencham o questionário de monografia, pois a designação do orientador será baseada no questionário, respondido pelo aluno, para definição do tema de monografia. 

     

    Posso escolher meu orientador?

    Não. A coordenação de monografia do Pecege define o orientador dentro de sua equipe de profissionais associados, não cabendo ao aluno esta escolha. 

     

    Como é feita a indicação do orientador?

    A indicação é feita com base no tema de interesse do aluno e do orientador. O preenchimento do questionário, após a primeira aula de monografia, possibilita ao Pecege designar um orientador que tenha familiaridade com o tema de interesse do aluno. Por esse motivo, é de grande importância do preenchimento deste questionário.

     

    Não gostei do meu orientador, posso trocar?

    Sim. Caso o aluno considere necessário trocar de orientador, ele deve entrar em contato com o Pecege e fazer a solicitação de troca. No entanto, aconselha-se que, antes de solicitar a troca, o aluno converse com seu orientador.

     

    Posso colocar minha experiência de vida na monografia?

    O aluno pode colocar informações e/conhecimentos que foram obtidas ao longo de sua vida profissional na sua monografia. Entretanto, essas informações devem ser colocadas na parte de discussão dos resultados, no intuito de comparar os resultados obtidos com resultados práticos que ele já tenha tido experiência, além de identificar as limitações do trabalho. Nas demais partes do trabalho, o aluno deve se ater a informações científicas devidamente citadas.

     

    Posso pedir alguém para escrever o trabalho no meu lugar?

    Não. Para a obtenção do diploma, o aluno é quem deve elaborar a monografia. A transmissão da escrita da monografia do aluno por outra pessoa implica perda do diploma e do curso.

     

    Posso colocar textos de outros autores sem citá-los?

    Não. A utilização de qualquer tipo de texto ou documento sem a devida citação do autor é considerada plágio, implicando na perda do diploma e do curso.

     

    As normas para elaboração da monografia do MBA no Pecege são iguais às normas da ABNT?

    Não. A elaboração da monografia segue as regras da revista do Pecege, com o intuito de facilitar as publicações dos trabalhos na revista, que não são necessariamente todas iguais às da ABNT. Por isso, é fundamental a leitura do manual de normas de elaboração para monografias, que se encontra disponível no site http://www.pecege.org.br/monografia/normas-e-modelos.

     

    As normas para elaboração da monografia do MBA no Pecege são iguais às normas da ESALQ - USP?

    Não. A elaboração da monografia segue as regras da revista do Pecege, com o intuito de facilitar as publicações dos trabalhos na revista, que não são necessariamente todas iguais às da ABNT. Por isso, é fundamental a leitura do manual de normas de elaboração para monografias, que se encontra disponível no site http://www.pecege.org.br/monografia/normas-e-modelos.

     

    Posso escrever minha monografia nas normas da ABNT ou da ESALQ – USP?

    Não. Cada instituição tem a liberdade de escolher e adotar as normas de referência a serem seguidas. A monografia de término de conclusão do MBA do Pecege deve ser escrita no formato do manual de normas do Pecege, obrigatoriamente, que se encontra disponível no site http://www.pecege.org.br/monografia/normas-e-modelos. Trabalhos que estiverem foram do formato não serão aceitos.

     

    Caso eu não escreva minha monografia de acordo com as normas de elaboração para monografas do Pecege, o que acontece?

    A monografia não será aceita e o aluno não poderá defender.

     

    É obrigatória a elaboração da monografia na sequência da seção Estrutura e Organização do Texto?

    Sim. O trabalho deve conter obrigatoriamente os itens da seção de Estrutura e Organização do Texto, salvo os itens que são opcionais.

     

    Meu trabalho pode ter o mesmo formato que revisão de literatura?

    Não. O trabalho deve ter como base a aplicação do que foi aprendido durante o curso em uma área de interesse do aluno. Deve ser algo prático, portanto, não são aceitos trabalhos que só contenham revisão literária.

     

    Posso inserir quadro no meu trabalho?

    Não. Quadros não são permitidos. Quadros devem ser adaptados na forma de tabelas.

     

    Posso colocar tabela como figura?

    Não. Tabelas devem ser elaboradas de acordo com as normas de elaboração de monografia do Pecege, não sendo aceitas tabelas copiadas como figuras.

     

    Devo incluir o nome do meu orientador no trabalho?

    Sim. No trabalho deve constar o nome do orientador e também, caso o aluno tenha, do co-orientador.

     

    O que é prova presencial?

    A prova presencial é uma obrigatoriedade para a conclusão do curso, dos alunos de EaD, e deve ser feita antes da defesa da monografia. A prova presencial é uma obrigatoriedade para a conclusão dos cursos EaD e deve ser realizada no dia da defesa em um horário anterior a apresentação da monografia

    Segue principais tópicos relacionados a logística da aplicação da prova:

    1) Duração máxima da prova: 1 hora;

    2) 3 a 4 questões referentes a monografia e um estudo de caso relacionado ao conteúdo do curso;

    3) A prova será disponibilizada para a banca avaliadora, no momento da defesa.

     

    A prova presencial é obrigatória?

    Sim, é uma exigência para conclusão do curso de todos os alunos do MBA a distância.

     

    O que é defesa da monografia?

    É a apresentação oral, realizada pelo aluno, do seu trabalho de monografia para uma banca avaliadora. O aluno terá 20 minutos para apresentar e a banca terá 40 minutos para questionamentos e/ou sugestões, com o intuito de contribuir com o trabalho.

     

    Quem participará da minha banca de defesa de monografia?

    A banca da defesa é composta geralmente pelo orientador do aluno e mais um integrante designado pelo Pecege, sendo este último um professor da USP ou outro profissional que atua no Pecege, com titulação mínima de mestrado.

     

    Posso levar convidados para assistir a minha defesa?

    Sim. A defesa da monografia é aberta ao público. Desta forma, convidados do aluno poderão assistir à apresentação, assim como, demais interessados no trabalho apresentado.

     

    Posso ser reprovado na defesa da monografia?

    Sim. O aluno pode ser reprovado caso seja detectado plágio ou caso a monografia não atenda as exigências básicas contidas no manual de elaboração de monografia do Pecege.

     

    Como são as notas da defesa?

    A nota da monografia varia de 0 a 10. No caso de detecção de plágio, o aluno recebe nota zero e perde direito ao título de especialista pela Universidade de São Paulo. Quando o aluno recebe nota menor ou igual a 4,9, ele será REPROVADO na turma que frequentou o curso de MBA e terá uma nova oportunidade (6 meses) para refazer a monografia.  Dessa forma, a defesa será realizada com a próxima turma. Se o aluno recebe nota maior que 4,9 e menor ou igual a 6,9, terá que entregar obrigatoriamente uma versão revisada da sua monografia, dentro de um mês, com todas as correções e/ou sugestões feitas pela banca. Caso o aluno não entregue esta versão, perde o direito ao título de MBA. Notas maiores ou iguais a 7, o aluno é aprovado e deverá ou não entregar uma versão revisada do trabalho de acordo com a determinação da banca.

     

    Quando ocorrem as defesas da monografia?

    As defesas de monografia ocorrem durante o SIM, cujas datas são previamente definidas pelo Pecege e enviadas aos alunos. O SIM ocorre duas vezes por ano, nos meses de julho e dezembro.

     

    Posso defender por Skype ou em algum polo do Pecege?

    Não. A defesa deve ser obrigatoriamente realizada de forma presencial, no SIM.

     

    Posso defender em outra data que não seja do SIM?

    Não. As defesas devem ser realizadas durante o SIM para que os alunos possam interagir com outros alunos, professores e participar de palestras e atividades que ocorrem durante o evento.

     

    Como realizar o agendamento da defesa?

    Para realizar o agendamento, no último semestre do curso o aluno deverá enviar e-mail para defesa@pecege.com, sendo necessário informar:

    Curso:

    Aluno (a):

    Orientador (a):

    Data/período de preferência para defesa:

     

    O item agradecimento na monografia é obrigatório?

    Não, é opcional.

     

    Posso agradecer a minha família, colegas e amigos do trabalho?

    Quando o aluno opta por elaborar o agradecimento, ele deve agradecer aqueles que realmente contribuíram de maneira relevante para a elaboração do trabalho, mas que não são os autores. Não se deve utilizar mais de 3 linhas para elaboração deste tópico.

     

    Posso usar qualquer template para a apresentação da monografia?

    Não. Há um template padrão que deve ser usado na apresentação do aluno. O modelo fica disponível no site e também será previamente enviado aos alunos pelo Pecege.

     

    Há seleção de melhor monografia?

    Sim. Durante o SIM, ocorre premiação dos melhores trabalhos, na cerimônia solene de encerramento do evento.

     

    Como faço para participar da seleção das melhores monografias?

    O aluno deverá enviar o formulário de inscrição que será está disponibilizado neste site até a data definida pelo Pecege. O formulário deve ser enviado para o e-mail defesa@pecege.com juntamente com o trabalho escrito e apresentação oral. O não cumprimento das normas para elaboração de monografias estabelecidas pelo Pecege, disponíveis no endereço eletrônico http://www.pecege.org.br/monografia/normas-e-modelos, acarretará na desclassificação do trabalho para premiação.

     

    Como é feita a escolha das melhores monografias?

    Após o término do prazo de inscrição será instaurada uma comissão avaliadora para analisar os trabalhos, no intuito de verificar se todos respeitam as normas da Instituição, do trabalho e da apresentação. Após esta verificação, os trabalhos serão lidos por essa comissão que dará notas aos trabalhos. Os itens avaliados pela comissão são pré-definidos e serão disponibilizados no site. Somente os trabalhos com as maiores notas passarão para a próxima etapa de seleção. Na apresentação do trabalho, durante o SIM, haverá uma banca específica para avaliar as monografias que foram selecionadas. Ela será composta por dois avaliadores que darão a nota para cada trabalho. As maiores notas ganharão o prêmio. Em caso de empate entre duas ou mais monografias, a média da nota do aluno durante o curso MBA servirá como critério de desempate.

     

    Quais prêmios serão oferecidos às melhores monografias?

    Aos melhores trabalhos, será oferecido o prêmio de uma bolsa de estudo integral em outro curso de MBA (EaD) da USP/ESALQ de escolha do aluno, entrega de troféu para o aluno e orientador no ato da divulgação da premiação, além de reconhecimento público da obtenção do prêmio.

     

    Além das três melhores monografias, os demais trabalhos inscritos na premiação poderão receber algum outro tipo de benefício?

    Sim. Todos os trabalhos inscritos na premiação de melhor monografia poderão ser submetidos à revista do iPecege. Deste modo, uma comissão do Pecege realizará a seleção dos trabalhos para submissão.

     

    O que é a revista iPecege?

    A revista iPecege é uma publicação trimestral que reúne artigos acadêmicos com foco nas áreas de Administração, Agronegócios, Gestão Escolar, Gestão de Projetos e Marketing. Portanto, os trabalhos dos alunos de especialização do Pecege se encaixam no escopo da revista e são potenciais candidatos para submissão/publicação na revista.

     

    Não pretendo inscrever minha monografia para concorrer ao prêmio de melhor monografia, porém tenho interesse em submeter meu trabalho à revista iPecege. Isto é possível?

    Sim. Concorrer ao prêmio de melhor monografia não é pré-requisito para submissão e aceitação na revista, pois são processos independentes. Caso o aluno não tenha interesse em concorrer ao prêmio, mas tenha interesse de publicar na revista, ele e o orientador deverão encaminhar o trabalho para submissão na revista.